super

20 anos de Snes

Há exatamente 20 anos, estava sendo lançado na América do Norte o Super Nintendo Entertainment System, ou como carinhosamente chamamos SNES :)


Nos dias de hoje é raro encontrar alguém com mais de 16 anos que não teve ou não conheceu de perto um super nintendo. Mais novos que isso ainda encontramos muitos fãs do segundo console da Nintendo, mas nem todos que tiveram contato se lembram. O console que é um dos mais famosos do mundo, conquistou a todos com seus jogos desafiadores e divertidos.
São muitas as histórias que cada pessoa tem pra contar sobre seu Snes e são vários os jogos preferidos. Há um tempo atrás até tivemos uma matéria falando sobre os primeiros consoles que tivemos e o Snes mesmo foi citado. Você pode conferir as lembranças dos autores dos textos aqui e aqui.

Enfim, até hoje lembrado, podemos afirmar que o super nintendo será imortalizado por seus antigos jogadores e pelos seus jogos também. A quantidade de informação disponibilizada sobre esse sistema é enorme. Os jogadores mantem vivos seus jogos atraves de emuladores e até a própria Nintendo oferece os antigos jogos para download pago através do Virtual Console. Temos cada vez mais resenhas sobre jogos e cada um pode dar sua opinião, ajudando assim a informar e recomendar novos jogos para pessoas que ainda não conhecem. Até mesmo aqui no site temos a coluna Saga Snes que tem resenhas dos jogos :)

Quando falamos em Super Nintendo vem a mente também os antigos cartuchos. E convenhamos, os cartuchos ruleiam sobre cds/dvds/blurays. Era só colcoar o cartucho e ligar e pa-da!, podíamos jogar sem nos preocupar com loadings e muito menos com arranhões. O jogador podia arremessar o cartucho na parede e depois inseri-lo no console e tudo rodaria do mesmo jeito. E da mesma forma que existiam os jogos originais, também haviam jeitos de piratea-los. Claro que quando aprimoravam alguns chips para melhoramento de gráficos e audio, ficava mais dificil a pirataria, mas e daí?

Ah, para quem ainda não sabia aqui vai uma curiosidade: com o lançamento de cds no lugar de cartuchos, a Nintendo e sua “parceira” Sony, iam lançar um console com o nome de “Play Station”, mas as negociações não foram para frente e bem, o resto todo mundo já sabe :)

Voltando ao snes, a difculdade dos jogos também era algo impressionante. Muitas pessoas já zeraram Super Mario, mas pergunta quanto tempo que demorava? E os Zelda? Metroid, Donkey Kong… E por aí vai.

Para mim o snes é sinonimo acima de tudo, de diversão. De um tempo bom da minha infância, onde para se entreter, tudo o que precisávamos era de uma princesa em perigo. Onde podíamos pilotar carros de corrida e helicópteros. Onde me colocava no lugar de macacos e andava em carrinhos dentro de minas, para pegar bananas. Onde eu podia simplesmente explodir meus adversários com bombas sem ninguém me criticar e falar que eu cresceria uma assassina por jogar jogos violentos. Onde jogar Sim City era brincar de deus….

E pra você, nesses 20 anos de existência do Super Nintendo Entertainment System, o que ele representa?

Ah, o pessoal do WiiClube também está preparando um especial durante essa semana, para comemorar o aniversário do Snes, vc pode conferir aqui.

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *