Harry Potter

AwardAnnals – Harry Potter and the Prisoner of Azkaban

Este post é uma tradução do site awardannals, que classifica livros de diversos estilos de acordo com os prêmios que receberam. Como o artigo original este post também se encontra sobre o Creative Commons 3.0 Share-Alike.  Minha intenção é ter um bom arquivo de resenhas curtas dos mais estimados livros de fantasia ao redor do mundo em bom português. Desculpem-me por qualquer erro de tradução :] Pretendo fazer resenhas pessoais de alguns destes livros no futuro.

 

Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
J. K. Rowling

A grande preocupação em relação a livros tão bons quanto Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta (ambos ganhadores do Prêmio Nestlé Smarties Gold Award) é que a continuação não seja tão boa. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban elimina este medo desde a primeira página. O terceiro livro da série continua onde os dois anteriores pararam e é uma fantástica aventura de magia, mistério e caos combinado com doses liberais de humor e muito suspense. Forçado a fazer sua lição de casa na calada da noite e proibido de citar suas habilidades mágicas ou sua vida em Hogwarts, Harry Potter é obrigado a suportar as férias de Verão com os odiosos Dursleys. A chegada da tia Marge é o golpe final e, num acesso de raiva, Harry quebra todas as regras e lança um feitiço, fazendo-a inchar como um balão. Fugindo de seus tios Harry espera ser expulso de Hogwarts por violar a regra de não usar magia fora da escola. No entanto a chegada do misterioso Noitibus Andante e um encontro com Cornélio Fudge, o Ministro da Magia, fazem com que Harry curta o resto das férias no maravilhoso cenário do Caldeirão Furado.

A fuga de Sirius Black – um vez amigo dos pais de Harry, envolvido na morte deles e seguidor de “Você-Sabe-Quem” – de Azkaban tem sérias consequencias para Potter, pois parece que Black almeja vingança por Harry ter frustrado os planos de “Você-Sabe-Quem”. De volta a Hogwarts, as andanças de Harry são limitadas pela presença dos Dementadores – os guardas de Azkaban a procura de Black – no entanto isso não o impede que entrar com tudo na nova temporada de Quadribol e seguir a vida normal – ou pelo menos tentar. Apesar das advertências Harry está determinado a chegar ao fundo do mistério que envolve Sirius Black – como poderia este velho amigo íntimo de seus pais se tornam a causa de suas mortes?

E porque é que a presença dos dementadores ter um efeito tão devastador sobre ele, o fazendo ouvir os últimos momentos da vida de sua mãe?

Com mais quatro livros da série Harry Potter planejado, J. K. Rowling está criando uma série de livros que se tornarão clássicos a competir com Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis – livros escritos para crianças, mas amados por adultos também.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *