City & The City

AwardAnnals – The City & the City

Este post é uma tradução do site awardannals, que classifica livros de diversos estilos de acordo com os prêmios que receberam. Como o artigo original este post também se encontra sobre o Creative Commons 3.0 Share-Alike.  Minha intenção é ter um bom arquivo de resenhas curtas dos mais estimados livros de fantasia ao redor do mundo em bom português. Desculpem-me por qualquer erro de tradução :] Pretendo fazer resenhas pessoais de alguns destes livros no futuro.

The City & the City
China Miéville

Quando uma mulher assassinada é encontrada na cidade de Beszel, em algum lugar no limite da Europa parece um caso rotineiro para o Inspetor Tyador Borlú da Extreme Crime Squad. Mas conforme ele investiga as evidências apontam prar uma conspiração muito mais estranha e mortal que qualquer coisa que ele poderia ter imaginado.

Borlú precisa viajar da decadente Beszel para a  única metrópolis na Terra tão estranha quanto a sua própria. Este é um cruzar de fronteiras único, uma jornada tão física quando psíquica, uma mudança na percepção, uma visão do invisível. Seu destino é idêntico a rival de Beszel, a vizinha íntima, a cidade vibrante de Ul Qoma. Com o detetive de Ul Qoman Qussim Dhatt e lutando com sua própria mudança Borlú está envolvido em um sórdido submundo de nacionalistas fanáticos que planejam a destruição da cidade vizinha, e unificacionistas que sonham em dissolver as duas em uma só. Conforme os detetives descobrem os segredos da mulher morta eles começam a suspeitar de uma verdade que pode custar tudo que eles gostam mais que a própria vida.

O que fica contra eles são os cruéis poderes em Beszel e em Ul Qoma e, mais assustador de tudo, o que repousa entre as duas cidades.

O bestseller do New York Times China Miéville entrega sua mais talentosa novela, um thriller existencial situado em uma cidade como nenhuma outra – real ou imaginada. Usando sombras de Kafka e Philip K. Dick, Raymond Chandler e 1984, The City & The City é um mistério de assassinato levado a uma deslumbrante metafísica e níveis artísticos.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *