mini megaman guitar

SoundTest: Mega Man 7

mini megaman guitar

Era uma vez um robozinho azul com grandes poderes e uma trilha sonora de fazer inveja em outros cartuchos de Super Nintendo. Megaman 7 (ou Rockman 7 no japão) é a continuação de Megaman 6 (duh!) de Nintendo e dispensa apresentações. Aliás, este artigo é um Soundtest.

O jogo foi lançado em 1995 pela Capcom, contando com Makoto Tomozawa, Toshihiko Horiyama e Yuko Takehara na produção musical, embora teve também a colaboração de Ippo Yamada. Pra quem não conhece, o time teve envolvimento com as trilhas de outros jogos da série Mega Man, Mega Man X, Street FIghter e mesmo alguns jogos da Disney (The Great Circus Mystery Starring Mickey and Minnie, Aladdin, …).

Devido a temática futurista do jogo, a maioria das músicas foi feita utilizando timbres eletrônicos: leads e pads. Dentre os temas mais marcantes de Mega Man 7, temos a música do prólogo, “Opening Stage, Ruined Street”, que conta com um baixo pulsante e um lead (um tio de som sintético, típico de teclados) que conduz a melodia. Praticamente, a música poderia ser tocada por uma banda de 3 membros: bateria, baixo e teclado. Outra música
que apresenta características semelhantes a tocada no prólogo, é “Friend or Foe?”, tema de Bass (ou Forte).

Esse Bass ficou assustador... Poxa, por que sempre colocam a garota no teclado!
Esse Bass ficou assustador… Poxa, por que sempre colocam a garota no teclado!

Dos chefes, as músicas mais marcantes são das fases de Cloud Man e de Shade Man (o vampiro que ficaria muito mais assustador se tivesse um cavanhaque de vilão de filme antigo). A fase de Cloud Man se assemelha muito com a de Bomb Man (Mega Man 1, NES), embora mais colorida. A trilha dessa fase é interessante não somente por combinar com a fase, mas também pela grande variação de temas musicais: a música muda ao longo de seus mais de 2 minutos. Já a fase de Shade Man possui, pra mim, a melhor música do jogo. Tocada com piano, teclado, bateria e uma (possível) clarineta, a música é um dos melhores temas. Ela combina elementos que, juntos da fase “assustadora”, ajuda a maximizar esse efeito.Interessante notar, também, a música “The Robot Museum” que toca somente na fase especial de mesmo nome. No jogo, essa parte era aonde o jogador enfrenta uma versão melhorada de Guts Man de Mega Man 1. Não é por menos que a música é uma releitura do tema de Guts Man para NES.

Compare aqui “The Robot Museum” e “Guts Man Theme”.

Mais a frente, temos a música da primeira parte do confronto com Dr Wily. “Wily Stage 1 – Entrance”, que traz um tema marcante e bem conduzido. Nessa música os instrumentos parecem inicialmente estarem se arrastando, devagar. Adoraria ouvir um remix orquestrado dessa música. Por fim, temos a música de encerramento. Arranjo diferente do encerramento dos primeiros Mega Man’s, conta com um baixo frenético acompanhando a bateria constantemente, a melodia parece uma conversa ou mesmo um duelo entre tecladistas.

Foi lançado um CD contendo as músicas do jogo no japão, em homenagem ao aniversário de 20 anos da franquia. É possível comprar pela Amazon… do japão. Para quem jogou, a trilha deve ser legal, enquanto para quem jogou num SNES de verdade (tendo que soprar o cartucho), deve ser incrível. Mas se você não jogou e nem ouviu as músicas… não sabe o que está perdendo.

rockman 7 20th ann CD
Cover do CD lançado em 2007.

2 comments

    1. Valeu. Mega man 2 também tem uma ótima trilha. As músicas das fases do Metalman, Flashman e Heatman são muito boas, mas Dr Wily’s Castle é imbatível de fato. ^^

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *