doug

Doug Funnie

Vou dar início hoje a uma série sobre desenhos e séries que marcaram a infância.

Doug Funnie

Classificação: Desenho
Aonde: SBT, Tv Cultura e posteriormente Band (nos Eua era a Nickelodeon)
Protagonista: Doug Funnie
Porque marcou a infância: Era engraçado. Desde os traços simples do desenho aos diálogos, era bem difícil não gostar dos episódios. Era um garoto normal: ia pra escola, tinha amigos, paixonites e até um cachorro chamado Costelinha.

O diferencial: Doug tinha um diário. Tá, mas e daí? Em seu diário ele escrevia sobre seus dias e até mesmo sobre o “Capitão Codorna”. Capitão Codorna era uma super-herói (alter ego do Doug) que usava cueca por cima da bermuda e um cinto na cabeça e claro, sempre salvava a mocinha do vilão.

Usar cueca por cima da calça é uma moda entre super-heróis

Personagens marcantes:
Patti Maionese: a garota por quem Doug tem uma paixão secreta.
Skeeter: Melhor amigo de Doug. É azul e também tem seu próprio super-herói: Mosquito prateado.
Roger: Valentão que não se dá muito bem com Doug, mas que de vez em quando aparenta ter um bom coração.
Judy: Irmã de Doug, adolescente super dramática.
Costelinha: Cachorro de Doug, que tem certas caracterpisticas como jogar xadrez e dançar. Extremamente fiel ao dono.

http://www.youtube.com/watch?v=cFVkO9Y8USY

Doug Funnie marcou a infância de várias criancinhas e adolescentes brasileiros. Eu fui uma dessas crianças. Acordar aos sábados mais cedo do que deveria poderia, só pra assistir Doug era uma maravilha.

O desenho foi criado em 1991, por Jim Jinkins e produzido pela Jumbo Pictures, era exibido nos EUA no canal Nickelodeon, ficando no ar até 1994. Em 1996 a Disney comprou a Jumbo Pictures e passou a produzir novos episódios que então passaram a ser exibidos no canal americano ABC até 1999.
Aqui no Brasil o desenho foi ao ar nos canais SBT, Band e TV Cultura, sendo que a última reprisa a fase Nick de 2009 até os dias atuais.


A marca Doug acabou se tornando muito famosa e se expandiu e hoje pode ser encontrada em roupas, brinquedos e até mesmo uma video-game. Lançado para Game Boy Color o jogo Doug se baseia numa dia da vida de Doug, que levou um bolo de Patti Mayonese. Ele então precisa procurar pistas de onde Patti realmente se encontra. Eu mesmo nunca joguei o jogo, mas ouvi falar que é até legalzinho.
Um filme de animação sobre Doug, intitulado “Doug, o filme” foi lançado em 1999 pela Disney e fez muito sucesso.

Os traços de Doug são simples e até mesmo eu com minha capacidade  level 2 de desenho sei fazer. Mas combinou coma  história. E eles são coloridos. Tem gente azul, branca, verde, amarela, morena. O guarda-roupa de Doug também era legal, só tinha um modelo de roupa, assim como vários outros personagens de vários outros desenhos.

Como eu já mencionei antes, Doug é um personagem bacana e se torna fácil identificar-se com ele quando temos 11,12 anos. Fala sobre amizades, amores, aventuras, escola, família. Fala também sobre super-heróis e como quando crianças gostamos de ter a ideia de que podemos salvar o mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=KlguiyxUbrQ

 

Acesse também outros artigos sobre desenhos que marcaram nossa infância

7 comments

  1. eu tenho 11 anos e até hoje eu amo os desenhos da cultura e amo o desenho doug o episódio que eu mais gosto é quando ele vai fazer uma musica pra paty acaba gaguejando.e também tem aquele episodio que a paty faz um vídeo pra festa dela mais acaba sendo trocado o vídeo da paty foi pro diretor da escola e o do diretor foi pra paty. Na verdade eu amo todos os episódios

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *