GameBox

Domingo estreou um novo produto na DealExtreme. Com o nome de GameBox, ele é um emulador de vários videogames antigos, em especial fliperamas. Fiquei sabendo deste sistema pelo twitter do @gagagames, e a especulação em torno dele estava em alta. Como é um produto novo não há reviews disponíveis, e muita coisa ficou por ser explicada.

Comprei minutos depois.

Vamos aos fatores que me fizeram comprar, e  o que eu espero do aparelho. Estou comparando com o Nintendo DSi, Dingoo a320 e PSP porque são os sistemas mais usados pra emulação pela galera.

O CPU do GameBox é um processador dual-core de 500MHz. Claro que sem bons softwares isso não quer dizer nada, mas como comparação o Dingoo a320 emula muita coisa bem e tem clock de apenas 336 MHz (underclock de 360, pode ser feito um overclock de até 433 MHz). O PSP também tem um processador de 333MHz, e o Nintendo DSi tem um ARM 9 a 133MHz e um Arm 7 do qual não sei o clock. Claro que tem a parte de arquitetura também, da qual eu não entendo nada e que tem um influência grande no desempenho. Ainda assim os 500MHz dual-core parecem impressionantes.O GameBox tem 128 megas de RAM. O clock não foi informado. O Dingoo a320 tem 32 MB a 112MHz, e o DS Lite/Phat tem 4 MB e o DSi tem 16 Megas. O PSP  tem 32 MB no primeiro modelo (Phat ou 1000) e 64 MB nos modelos mais atuais.

A memória interrna é memória flash de 2 GB. Pela minha experi~encia acredito que uns 1,8GB estarão disponíveis pro usuário encher. Não é muito porque roms de fliperama costumam ser grandes, e as isos pra PC Engine CD então nem se fala. O Dingoo a320 tem memória flash interna de 4GB, e o PSP Go de 16 GB. Pelo menos aceita cartão micro SD (os SD menorzinhos, que não precisam de adaptador nem nada). Tomara que suporte cartões SDHC também.
Provavelmente não dá pra copiar os arquivos do computador pro videogame direto, já que a entrada USB parece ser exclusiva para os controles. O jeito é passar do computador pro cartão SD, e do cartão SD pro Gamebox. O dispositivo suporta os formatos RMVB, ASF, MKV, WMV, MOV, MP3, WMA, WAV, FLAC, APE, AAC e OGG. Sou chato o bastante pra querer que suporte chiptunes, quem sabe em alguma homebrew futura ^^ Senti falta do AVI, FLV e MP4. AVI está em todo lugar na internet, então eu acredito que deve rodar. Falta ver se vai ter suporte a reprodução de legendas .srt. E não há informações sobre codecs. Espero que rode .h264, o codec queridinho da internet. E que aceite uma boa resolução. Chega a ser difícil achar animes recentes pra baixar em resolução menor que 480p. Embora seja bom lembrar que o aparelho é voltado pra emulação e não para reprodução de videos e músicas.

As 4 entradas USB aparentemente permitem conexão apenas com joysticks. Tomara que aceite o mapeamento de botões. Não parece haver um padrão entre fabricantes de controles USB, e deve ser decepcionante comprar um controle e ao jogar os botões estarem todos bagunçados, principalmente em jogos de luta. O console vem com 60 jogos de Arcade. Resta saber quais jogos são estes, e de que máquinas de arcade, já que não há informações nenhuma a respeito.

Os formatos aceitos pelo GameBox são os seguintes: mame, cps3, cps2, cps1, pgm, sfc, md e PCECD. Mame é um emulador de várias placas de fliperama, o que inclui muitos jogos antigos. O problema é que Mame é baseado em precisão, e não em velocidade. Ou seja, muitos jogos podem rodar lentos. Principalmente os mais pesados, como o NeoGeo, que inclui grandes clássicos como Metal Slug e The King of Fighters.

CPS1, CPS2 e CPS3 são os arcades mais conhecidos de nós  brasileiros (junto com NeoGeo). Como chega a emular CPS3 (praticamente só Street Fighter III de famoso) espero que a emulação de CPS1 e CPS2 seja decente. E que os quatro controles sejam suportados. Dá pra jogar muitos jogos no PC, e reviver clássicos como Cadillacs & Dinossaurs e Marvel vs Capcom. Mas a vantagem do Gamebox (além do conforto de jogar na sofá) são as quatro entradas de controle. Jogar Dungeons & Dragons Shadow Over Mystara ou Teenage Mutant Ninja Turtles com mais 3 amigos certamente é épico.

PGM ao que parece se trata de Poly Game Master. É um arcade desconhecido. Dei uma olhada no youtube e há alguns jogos bem promissores. Oriental Legend tem suporte pra 4 jogadores, bons gráficos e ambientação baseada em Viagem para o Oeste, a mesma lenda que inspirou Dragon Ball. Vou testar com certeza. SFC é o Super Famicom, ou como é mais conhecido por aqui Super Nintendo. Este vai dar trabalho pra testar. São muitos chips especiais e muitos jogos chatos de rodar, além de muitos clássicos. Tenho também que testar se o emulador de Snes suporta 4 controles em jogos como na série Super Bomberman.

MD é Mega Drive. Os emuladores do sistema muitas vezes pecam por uma emulação do som ruim. E problemas na emulação no mais clássico jogo, Sonic. Mega Drive foi meu companheiro de infância, e certamente vou exigir um pouco mais deste emulador que dos outros. PCECD significa PC Engine CD. Trata-se de um dos maiores videogames lançados, e que tem pouca fama fora doJapão. Tem o melhor Castlevania já lançado, além de vários jogos da série Ys e Valis. Este vai ser um pouco complicado de emular. Tem que ver quais fomatos ele aceita (.iso, .bin e .cue, etc), se os arquivos de música precisam de estar embutidos ou separados, se precisam de uma numeração específica, se vão estar em wav ou mp3, como funcionam os saves e se roda Hu-Cards também.

Aqui entram as expeculações mais pesadas. Primeiro: o gamebox parece vir com um cartucho igual aos de gba vazio, com 1 GB. Pelo menos é o que se encontra na caixa, na foto com baixa resolução da DealExtreme e no site oficial. O site oficial também fala que é possível emular gba. Será que este cartucho serve também como flashcard para o gba? É bem pouco provável, mas vou testar no meu velho Game Boy Advance.

O site oficial também menciona emulação de MVS (Neo Geo). Será que pelo Mame, ou por um emulador específico? O site menciona também IGS. Nunca ouvi a sigla, e minhas pesquisas no gooogle foram infrutíferas. O site ainda tem no features o produto Arcade Box Jamma, que parece ser a placa de um cartucho com as mesmas descrições do gamebox. Não sei o que é isso.

O gamebox não parece ter emulador nativo de NES nem de Master System. Talvez dê pra emular Master System pelo emulador de GBA. Do mesmo modo vou tentar usar o emulador de Game Boy/ Game Boy Color feito pra GBA pra rodar roms do sistema. Sei que vai ser bem difícil funcionar :D Em relação ao NES é muito estranho não haver um emulador nativo. Até alguns celulares da China já rodam jogos de NES nativamente. Um usuário disse que talvez seja possível rodar as roms pelo MAME, graças a um arcade chamado playchoice10. Vou ficar de olho.

No mais é isso. Reuni as esparsas informações sobre o sistema que achei pela net. Há muitas perguntas e certamente muita expectativa. Esperem pelo unbox e pela review. Serão feitas assim que o aparelho chegar na minha casa. E dá-lhe suco de maracujá pra aguentar a ansiedade de uma espera sem data pra chegar :D


10 comments

  1. Vale citar que na caixa do aparelho está escrito “More Classics and More Power will be released gradually” O que sugere que futuramente podem haver outras inclusões no firmware trazendo novos emuladores.. Vamos ver *_* ancioso pelas análises

    1. No manual também cita futuras atualizações de firmware. Ficaria feliz se liberassem o código pra desenvolvedores. Se dá pra rodar Super Mario RPG – o jogo mais pesado de Snes – no Dingux imagina as maravilhas que programadores não podem fazer com este console :D

    1. No site da Deal Extreme tem gente que acha que o Zeebo é da HK ou que o Gamebox é da Tec Toy, devido ao visual similar. Tá uma bagunça aquilo ^^

  2. A todos: quando ele chegar, qualquer jogo que quiserem que eu teste é só falar =] É hora de fazer valer a pena todos aquels gigas baixados em pacotes do underground gamer.

  3. galera eu estou com o gamebox mas ele não roda neo geo e só alguns jogos spc2 cps1 e gameboy advance e ja tentei de todos jeito mas não roda neo geo nem snes e mega, sera que algum de vcs sabem como faser pra ele roda esses jogos neo geo snes e mega e porque não roda todos os jogos cps1 e 2 e muito menos o 3

    1. Só esperando desbloquear o console ou lançarem atualizações importantes. Infelizmente embora o grande avanço no hackeamento do gamebox de um mês pra cá não há novidades. Os programadores parecem ter desistido dele.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *