Guide

Guia do Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma série de ficção científica complexa e cheio de detalhes por si só. Acompanhar tudo (ou o principal) já lançado é bem difícil. Neste artigo vou abordar os livros.

O Guia é, como Douglas Adams gostava de falar, uma trilogia de quatro livros. E são eles: “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, “O Restaurante no Fim do Universo”,  “A Vida, Universo e Tudo Mais” e  “Adeus e Obrigado Pelos Peixes“. Estes livros são continuações diretas um do outro e estão interligados. Quando alguém fala que já leu a série o comum é que esteja se referindo a estes quatro livros.

Mas aqui já começa a bagunça, pois um quinto livro foi criado. “Praticamente Inofensiva” não conta com a presença de alguns personagens importantes no resto da saga e trouxe muitas mudanças à série. Vários fãs o desconsideram como parte do Guia. O próprio autor disse que não gostava muito do livro e que 5 era um péssimo número para uma série literária, 6 era bem melhor. E começou a trabalhar no sexto livro.

Mas as coisas nem sempre acontecem como se espera. Dia 11 de maio de 2001 Douglas Adams morreu. Ou seja, os livros escritos por ele sobre o universo do Guia se resumem a apenas 5. Mas os fãs sempre querem mais, e pra eles há muito material que vale a pena conhecer.

Em 1988, após a publicação dos quatro primeiros livros, um escritor desconhecido e grande amigo de Douglas Adams fez um livro chamado Don’t Panic (não entre em pânico). O nome deste escritor é Neil Gaiman, que viria a se tornar um ídolo de muita gente após a série Sandman (Eu S2 Neil Gaiman). O livro conta muitas coisas sobre a produção do Guia e a vida pessoal do Douglas Adams, e também tem vários textos do próprio Douglas Adams.

Em 2009 finalmente foi lançado o sexto livro da série do Guia. Eoin Colfer (o criador de Artemis Fowl) escreveu “And Another Thing”… juntamente com a viúva de Douglas Addams. O livro foi bem recebido e será publicado no Brasil com o título de “Só Mais Uma Coisa…”, em uma parceria das editoras Record e Sextante. Ainda não há data de lançamento.

E há “The Salmon of Doubt”, uma coletânia póstuma de textos do Douglas Addams, muitos deles inacabados. Em algumas edições há textos relacionados ao Guia. Tem uma história curta chamada “Young Zaphod Plays It Safe”, lançada originalmente no livro “The Utterly Utterly Merry Comic Relif Christmas Book” e um conto chamado “The Private Life of Genghis Khan” no qual aparece o personagem Wowbagger O Inifinitamente Prolongado.

E isso abrange o principal que já foi escrito sobre o Guia dos Mochileiros. Há muita coisa interessante sobre a franquia, como as séries para rádio, que foi onde tudo começou. Ou os filmes, a série pra TV, os quadrinhos, o LP com músicas sobre o Marvin… É muita coisa, e tem muito material bacana, mas isso fica pra outra hora.  Mas em relação ao material escrito sintam-se a vontade para adicionar coisas que eu desconheça nos comentários ^^

4 comments

  1. Legal o resumo. Eu comprei os cinco primeiros livros numa promoção não faz muito tempo… alguém tinha dado a dica no Twitter, se não me engano… foi você ou não? Agora não lembro.

    Só li um pedaço do primeiro até agora, mas parei porque vi que não ia dar tempo de ler direito na época. Acho que vou pegar pra valer agora.

    1. Talvez tenha sido eu mesmo, sou um grande puxa-saco do Guia ^^ Dá pra ler cada um deles em poucas horas, e dar altas gargalhadas. Meu problema com livros pequenos é que eu gosto de lê-los de uma vez, aí vou adiando até ter tempo… tenho vários livros com umas 200 páginas ou menos parados lá em casa esperando eu ter um dia de folga.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *