ICMP

Irish & Celtic Music Podcast

Uma vasculhada pela iTunes mostra a quantidade gigantesca de podcasts cadastrados lá. São milhares, e no meio de tanta coisa é difícil filtrar o que é realmente bom e o que não é. E nas minha procuras encontrei o excelente  Irish & Celtic Music Podcast.

Cada episódio tem em média uma hora de duração. Dá para pensar neles como álbuns sem uma divisão fácil de faixas, mais ou menos como era na época dos vinils. Quem não entende inglês não tem motivos pra se preocupar, há muito mais melodias que falas. A lista de completa bandas e músicas fica nas postagens dos episódios, junto com os sites pessoais, pra quem gostar e quiser conhecer melhor as bandas.

É bom ressaltar que este podcast preza por música folk irlandesa e céltica. Ou seja: nada de guitarras com rifs rápidos, baterias com solos gigantes e gritos guturais para acompanhar. Nada de death-metal-dark-core-metal-hard-rock-insira-sua-subdivisão-de-estilo com temas irlandeses nas letras. São músicas que seguem a tradição de bandas como The Dubliners, The Chieftains e muitos outros. E é bom notar que as bandas não precisam ser da Irlanda. Há várias bandas que fazem “música irlandesa” em outros países do mundo, como os Brobdingnagian Bards.

As faixas de músicas que aparecem nos podcasts são de bandas independentes. Há clássicos como Rocky Road to Dublin ou Whiskey in the Jar, mas há muito mais músicas autorais. Normalmente elas tratam de bebedeiras, revoltas ou temas nostálgicos. Os instrumentos vão desde os mais comuns como violão e violino a Tin Whistle (flautas irlandesas), Uilleann Pipe, Bouzouki e outros incomuns. Há vocais para todos os gosto e também há várias músicas instrumentais, indo desde baladinhas alegres a canções introspectivas.

O host dos episódios é Marc Gunn. Costuma se chamar de Celtic Father, é uma pessoa carismática e que demonstra muito amor pelo que faz. É músico e está envolvido com música céltica desde 1999. Seu podcast ganhou por dois anos consecutivos o prêmio de Best Podsafe Music no People’s Choice Podcast Awards. TI&CMP é um achado pra qualquer fã de música folk. Pra quem não tem ou não gosta do iTunes dá para baixar pelo site mesmo, e assinar o rss para ficar sempre atualizado dos novos episódios. Já que não dá pra relaxar em um pub irlandês bebendo Guinness e curtindo uma música ao vivo quando se quiser pelo menos dá pra ouvir música de qualidade, de graça e sem precisar de apelar pra pirataria :D

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *