Retro Game

Jogos Com Estilo Retro – Nintendo DS – Parte 01

A comunidade retro gamer é enorme no mundo todo. Mas não dá pra continuar só com videogames antigos. Tem muita coisa boa sendo lançada atualmente, e a simples ansiedade de esperar por jogos novos é muito boa.

O Nintendo DS é um dos consoles mais vendidos no mundo. Suas duas telas são perfeitas pra jogos de RPG e estratégia, e a própria limitação gráfica quando comparado com o PSP faz com que os desenvoledores tenham que ser mais criativos. Por isso surgiram muitos jogos com um feeling de jogos antigos.

Retro Game Challenge

Não dá pra não falar de Retro Game Challenge. Um senhor chamado Arino te envia ao passado, pra casa do Arino quando ele era criança. Para voltar ao seu tempo você terá que realizar os desafios que ele faz em diversos jogos, como se fossem os achievements atuais.. Estes jogos são fictícios, mas tem visual, som e jogabilidade retro, bem parecidos com os de Nintendinho. Há shooters, jogos de açção, corrida, e até mesmo um RPG.

A maior graça do jogo não são os jogos retros em si, mas a recriação da infância. Você pega dicas em revistas de videogame (e até se dapara com dicas erradas ¬¬), ouve boatos de amigos da escola, lê manuais, ouve a mãe gritando pra desligar o videogame e ir fazer o dever. Todos que cresceram com um videogame na época sem internet sabem muito bem o que era isso tudo.

Há uma continuação, mas que não vai ser localizada graças as baixas vendas do primeiro nos Estados Unidos. Uma pena.

http://www.youtube.com/watch?v=lEKHPlqOW_A

New Super Mario Bros

Os jogos do Mario em geral sempre fizeram bastante sucesso. Super Mario 64 simplesmente definiu como seriam os jogos de plataforma em 3D. Mas os melhores jogos de plataforma são 2D. Por isso a volta do Mario ao 2D em um jogo de plataforma marcou.

O jogo não é apenas uma recriação dos antigos. Como todo bom jogo da série Super Mario, novidades foram adicionadas. Há o Super Cogumelo que deixa o Mario gigante e invencível por um tempo, o Mini Cogumelo que o deixa pequeno, com pulos maiores e capaz de entrar por canos finos e o Casco de Tartaruga Azul, que dá um casco nas costas de Mario que o permite se defender e atacar em alta velocidade. E a melhor e mais engraçada abertura de qualquer jogo do bigodudo.

Há minigames, modo multiplayer competitivo e muita coisa pra descobrir. Quem quer só zerar o jogo vai se divertir bastante. Quem  não se contenta com menos de 100% vai suar pra concluir o jogo com tudo, uma tarefa épica e muito recompensadora.

http://www.youtube.com/watch?v=lggnl_N-NkA

Mr Driller – Drill Spirits

O herói surgido no Dreamcast volta a reinar. Com jogabilidade simples, o jogo é basicamente um puzzle com muita ação e que exige reflexos afiados. Simplicidade não é ruim por si só, e tentar escapar dos blocos enquanto “cava” rumo ao fim da fase é um desafio e tanto.

Há varios modos de jogo, inclusive possibilidade pra multiplyer. Dá pra controlar Mr Driller pela touch screen, mas a necessidade de reflexos rápidos neste jogo torna o uso do direcional mais rápido e fácil. Há bastante personagens e é um jogo que faz o tempo passar de maneira prazeirosa e divertida.

É uma pena que não seja tenha modos mais fáceis pra atrair os novatos a série. Mas pra quem já conhece e gosta da série este jogo é obrigatório.

Henry Hatsworth in the Puzzling Adventure

Gosta de Tetris Attack ou Pokemon Puzzle Challenge? Gosta de jogos de plataforma? Que tal misturar os dois?

Henry Hatsworth é uma grande zoação com os gentlemen ingleses. Até o sotaque é transformado em grunhidos incompreensíveis. O personagem principal é um cavaleiro atrás da Golden Suit. Na tela de cima é um jogo de plataforma comum, sem nenhuma grande novidade. E na tela de baixo é um jogo de puzzle estilo Tetris Attack novamente sem nenhuma inovação. Mas a integração entre eles é a graça do jogo.

Para ficar mais forte é preciso eliminar blocos no Puzzle Realm, e cada monstro morto no modo plataforma vira um bloco. O equelibrio entre os modos faz o jogo ficar dinâmico e divertido. Os desafios são difíceis, mas é possível comprar (caras) melhorias e fortalecer Henry.

Meu único problema com o jogo é a longa duração das fases, principalmente no final. Mas no fim das contas é um grande jogo, com fator replay baixo mas muita diversão até zerá-lo. E a trilha sonora está disponível pra download de graça no site oficial :]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *