tiziano-prometeu-acorrentado

Prometeu Acorrentado – Ésquilo

Prometeu Acorrentado, de Christian Griepenkerl
Prometeu Acorrentado, Christian Griepenkerl

Ésquilo, nascido por volta de 525 a.C., é um expoente da tragédia grega. Apesar de ter participado de diversas batalhas, inclusive a de Maratona e a de Salamina, escreveu cerca de noventa peças para o teatro. Porém, somente sete sobreviveram integralmente. A ele são atribuídas várias inovações nas peças teatrais. Exemplo disso são as máscaras, as túnicas de manga longa e um foco maior nos atores do que no coro (elemento comum nas peças gregas).

Ésquilo
Ésquilo

Estima-se que em 470 a.C. Ésquilo escreveu “Prometeu Acorrentado”. A tragédia é razoavelmente curta, apesar de grandes diálogos. Inicialmente narra Hefesto dialogando com Poder sobre o que Zeus quer que seja feito a Prometeu. Esse titã roubara o fogo dos deuses e o fez de presente aos humanos, criação sua. Zeus, enfurecido, mandou prendê-lo e acorrentá-lo a uma rocha. Hefesto, mesmo contra a vontade, o faz. Em seguida Oceano e um coro de oceânides (ninfas filhas de Oceano) aproximam-se do titã acorrentado. Não podem, entretanto, fazer nada por ele, apesar de Oceano desejar ajudá-lo. Ele então vai embora, montado em um grifo, e deixa as oceânides dialogando com Prometeu.

Em seguida surge Io, antiga sacerdotisa do templo de Hera, que acabou se tornando amante de Zeus. Hera, desconfiada, ordenou que um moscardo perseguisse e picasse incessantemente Io. A jovem fugiu até encontrar Prometeu. Ele, porém, por poder ver além do seu tempo, avisa a sacerdotisa qual caminho deve ela tomar até sua liberdade. O titã narra qual percurso deve ela tomar, atravessando planícies, vales e montanhas; passando da Europa para a Ásia e então para a África. Interessante notar que Prometeu narra inclusive os fatos sobre a vida de um descendente de Io que, na décima terceira geração, libertará o titã de suas correntes.

Por fim chega Hermes com ordens de Zeus para persuadir o titã a revelar quem será o seu futuro benfeitor. O deus grego enfrentará toda a fúria e arrogância do titã que, apesar de preso, não se deixará abater pelo sofrimento.

Prometeu-2

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *