maigret-fotinha

O Cão Amarelo – Georges Simenon

Escrito em 1931 por Georges Simenon(1903-1989), O cão amarelo (Le chien jaune) é um livro do gênero romance policial/mistério. Neste, o leitor acompanha a investigação feita por Jules Maigret, comissário da Policial Judiciária francesa, na cidade de Concarneau. Após um tiro misterioso no meio da noite em um ilustre cliente do café L’Amiral, o oficial é enviado para solucionar o caso e, ao chegar, presencia uma tentativa de envenenamento de outros três clientes por um pernod com estricnina. Logo depois, o carro de um desses aparece abandonado e manchado de sangue, o dono desaparecido. Maigret deve solucionar o caso e, para isso, deve descobrir de onde vem o estranho cão amarelo que aparece entre ou mesmo durante as tentativa de assassinato.

Um fato interessante da história é, sem dúvida, a humanização do comissário. Ele não é um gênio do combate ao crime, não observa cada detalhe de tudo ou todos, nem sempre respeita as leis e, acima de tudo, nunca deduz nada. Ainda, no capítulo VIII, Maigret lê suas conclusões do caso até então. Esse fato ajuda aqueles que “jogam” com os casos policiais: que querem encontrar o culpado antes que este seja revelado. Simenon tem uma abordagem bem realista, e às vezes Maigret fica sem pistas para seguir e tem de esperar o mistério continuar a se desenrolar, a fazer sua jogada: assim como em uma partida de xadrez.

Um ponto negativo, talvez o único, é que a peça mais misteriosa do livro – o cão – não é muito abordada e tem apenas breves aparições. Fato que pode confundir o leitor que busca o culpado seguindo os rastros do animal.

Por fim, Simenon tem um apelo popular que faz com que qualquer pessoa consiga ler e entender a trama. Nas palavras de Henry Miller (encontradas na primeira página da versão que comprei): “Eu não acreditava que alguém pudesse ser, ao mesmo tempo, tão popular e tão bom.” Existe ainda um filme (1931) e duas séries de televisão baseadas no livro, tendo estas mostrado vários casos do comissário.

No Brasil é possível comprar tanto O cão amarelo quanto outros títulos do comissário Maigret. Todos publicados graças a parceria das editoras Nova Fronteira e L&PM Pocket em versão de bolso.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *