deadpixel1

A Maldição dos Dead Pixels

Após inúmeras batalhas contra alguns cavaleiros do apocalipse (provas/trabalhos de faculdade), alguns deuses ancestrais (gripe maldita) eu ainda estou vivo, apesar da Constituição reduzida, eu volto a postar! Hoje postarei algo que pode aparecer (ou desaparecer) na vida de qualquer um que use monitores de LCD, os temíveis Dead Pixel.

Quem nunca se deparou, ou ouviu relatos, de sujeiras que nunca saiam do monitor, um pontinho no canto da tela, que ao se reparar bem, possui um formato quadrado. Você pode pensar que tem uma sujeira quadrada ali ou então tem algum problema no monitor. A esse “pequeno” problema damos o nome de Dead Pixel (pixel morto) ou Stuck Pixel (pixel travado).

Para quem ainda está perdido com relação ao que estou escrevendo, pixel é a menor fraguimento de imagem que podemos ter, se pegar uma imagem e dermos uma quantidade considerável de zoom veremos vários quadrados, cada quadrado desses é um pixel. Já nossos monitores, o pixel é o menor ponto de cor possível. Num monitor colorido, cada pixel é composto por três pontos, verde, vermelho e azul, além de variar sua luminosidade.

Dead Pixels são aqueles pixels que param de funcionar, ficam sempre preto, simples assim. Para esse tipo de problema, não há esperança de retorno de funcionamento, nem mesmo no terceiro dia. Stuck Pixels são aqueles pixels preguiçosos que não variam sua cor, travando em uma das cores primárias, para esses safados há ainda a chance de voltarem a trabalhar.

Com uma pequena busca pela internet, você pode encontrar alguns meios que podem fazer o pixel morcego voltar ao serviço.

Um deles é mudar a cor da tela várias vezes entre as cores primárias, seria praticamente fazer o pixel pegar no tranco. Há vários softwares para isso, testem esse: http://www.baixaki.com.br/download/rizone-pixel-repair.htm. Se você caro leitor ficar olhando fixamente para as cores em alternância poderá sofrer um ataque epilético [trollface]

Outro método é o de massagem. Vocês devem estar se perguntando “como fazer massagem num pixel?”. Estranho eu sei. Mas pode funcionar. O procedimento é simples, basicamente será feito uma massagem cardíaca no pixel, pressionando o local onde o danadinho está, recomendo que se use algum tipo de tecido e para que na arranhe a tela.

Meu DSi certa vez teve uma revolta de um pixel, na tela touch surgiu um pixel vermelho, pressionei o local e depois de desligar e ligar ainda massageando, ele voltou ao trabalho. Isso aconteceu há uns 10 meses. Agora recentemente, meu notebook também

Apareceu um desses malditos stuck pixel da cor vermelha. Tenteis esses métodos e outros e nada de voltar… A única coisa que me resta é me acostumar (estou pensando em dar um nome para ele) e torcer para que outros pixels não resolvam travar.

Com a proliferação das LCDs com sua imensa demanda e sua produção em série e extinção dos monitores de raio catódicos a tendência desses nossos amiguinhos aparecerem é cada vez maior. Então não se espante se ver um desses em sua tela. Mas não se desespere, pois os pixels são independentes uns dos outros, logo se um falhar não interferirá no funcionamento dos outros.

É isso ai, até mais e obrigado pelos peixes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *