stevejobsretiring-150x150

Steve Jobs abandona cargo de presidência da Apple

Jobs largou o cargo de CEO da Apple. Os acionistas da Apple devem estar em lágrimas, e há muito para os usuários comuns lamentarem. Com seus velhos jeans e sua camisa preta Steve Jobs ajudou a moldar o mercado como conhecemos hoje.

Jobs foi a cabeça por trás de grandes revoluções no ramo da computação. Co-fundador da Apple, se tornou um milionário cedo. Seu temperamento forte e seu perfeccionismo doentio fizeram com que saísse da empres. Se envolveu com outras empresas e teve algumas vitórias e várias derrotas, até seu retorno triunfal. Comprou The Graphic Group da LucasFilm, empresa que se transformou na Pixar, o melhor estúdio de animação ocidental. O sucesso da empresa foi tão grande que ele se tornou anos depois o acionista majoritário da Disney.

De volta a Apple ele criou um modelo de vendas de músicas pela internet que simplesmente não tem competidores a altura há mais de oito anos. A ótima visão do futuro deu a Jobs o talento necessário para realmente criar mercados. O iPhone definiu os smartphones e se tornou um modelo abertamente copiado, e o iPad tem vendas que deixam todos os outros tablets multimídia do mundo envergonhados. Os Macs são sonhos de consumo desde que foram criados, e a marca possui um status sem igual.

O código de conduta extremamente puritano, a arrogância e o autoritarismo criam legiões de críticos e seguidores. Jobs é reconhecidamente um dos maiores gênio do marketing do mundo – senão o maior. Possui uma carreira brilhante, e junto com Bill Gates e Linus Torvalds forma a santíssima trindade da computação.

Jobs vem sofrendo de câncer no pâncreas há um bom tempo, e aparenta estar cada vez mais fraco. Isto certamente foi um fator fundamental na sua saída prematura. Ele deixa de ser CEO para ocupar o cargo de Chairman of the Board da empresa.  Deixa para Tim Cook uma grande responsabilidade – a Apple não é uma empresa que se centra no passado, e sim no futuro. Manter criações do nível do iPad e do iPhone não será tarefa fácil.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *