F-Zero

Saga Snes – F-Zero

F-Zero é um game de corrida futurístico que foi desenvolvido e publicado pela Nintendo, lançado no dia 13 de Agosto 1991 no EUA e é até hoje uma das mais aclamadas séries de jogos arrastando fans tanto retro gamer quanto o pessoal mais novo. Famoso por sua alta velocidade e ritmo frenético, F-Zero exige uma grande destreza do jogador para manter o controle do seu veículo além é claro, é necessário ter uma certa habilidade em decorar a localização de algumas coisas no cenário, como minas .

F-Zero
Desenvolvedora: Nintendo
Publicadora: Nintendo
Lançamento: 13 Agosto 1991
Genero Corrida
Modo 1 Jogador
Manual link

No Ano de 2560, multibilionários criaram uma nova forma de entretenimento baseando-se em corridas de Formula 1, conhecida como F-Zero. Corridas essas onde são usadas hovercars, veículos que são incapazes de voar, mas flutuam a poucos centímetros do chão, que chegam a altíssimas velocidades, cerca de 500 km/h.

Para ouvir enquanto estiver lendo ^^

F-Zero Mute Radiology OC ReMix

Quando joguei pela primeira vez cheguei a colocar esse jogo de lado, pois não consegui joga-lo direito, logo o classifiquei como ruim. Descobri mais tarde o quão foda é o jogo quando dei outra chance para o mesmo, o fato de eu ser ruim ainda existia, mas me diverti bastante. Se não me falha a memória, consegui zerar apenas as duas primeiras ligas, ainda assim no nível iniciante.

O que faz esse jogo ser tão desafiante? A incrível velocidade, e a facilidade com que se tem de perder o controle do veículo. Como bem disse @gagagames em seu artigo sobre F-Zero, não importa o quão longe você está dos adversários, se um retardatário infeliz esbarrar em sua nave, há uma grande chance de as duas naves virarem bolas de pinball e saírem desenfreadamente batendo pelas paredes da pista.

A princípio, temos quatro pilotos como escolhas, sendo eles Captain Falcon que pilota a nave azul, a mais equilibrada, Dr. Stewart que pilota a nave amarela, que possui a mais rápida aceleração porem a menos velocidade máxima, Pico que pilota a nave verde, que possui a maior barra de energia, e por último temos Samurai Goroh com sua nave rosa, essa que possui a maior velocidade máxima porem com uma baixa aceleração.

São ao todo três ligas para o jogador participar, sendo elas Knight, Queen e King aumentando a dificuldade a cada uma. São ao todo cinco pistas por liga e cinco voltas em cada o que rende várias horas de diversão.

Sobre as músicas são ultra fodas, persistem em nossa memória pelo resto de nossa vida.Mute City e Big Blue são músicas que ficaram eternizadas em minha memória. As Músicas de F-Zero são belas em sua simplicidade, conseguiram passar bem o clima de ficção científica, além é claro de serem bem empolgantes.

Os gráficos de F-Zero são simplesmente revolucionários, trazendo uma nova tecnologia conhecida como Mode 7 que juntamente com Pilotwings são os primeiros jogos a empregarem. Tecnologia essa que consiste em dimensionar uma imagem 2D para que ela dê a impressão de 3D. Essa técnica foi amplamente utilizada em jogos de RPGs e similares, em mapas mundi e em algumas cutscenes.

Jogabilidade é simples e funcional, botão de acelerar, freio e de “turbo” além dos botões L e R que são extremamente úteis para se fazer curvas fechadas.

Tamanho foi o sucesso de jogo que tivemos diversas sequências e além é claro, de um Anime F-Zero Falcon Densetsu.

3 comments

  1. Ótimo post!
    Eu tinha esse jogo no meu “falecido” nintendo.
    Sou fã do jogo também!
    Zerei ele, e tenho vontade de jogá-lo ainda.

    Nunca imaginei que veria um post do F-Zero, Parabéns.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *