Stardust

Stardust

Minha professora de inglês do Ensino Médio me apresentou às obras do Neil Gaiman. Sorte minha que ela era tão fã dele quanto eu me tornei. E tive mais sorte ainda dela confiar em mim o bastante para me emprestar suas edições. E foi assim que conheci Stardust, uma graphic novel lindamente ilustrada por Charles Vess e que anos depois virou um livro e um filme. E as versões são diferentes entre si, o que eu explico mais abaixo.

As obras contam a história de Muralha, uma pequena vila na Inglaterra. Ela tem este nome por fazer fronteira com uma antiga muralha de pedra, que só se abre em um ponto. Neste ponto sempre há dois guardas, pois lá é uma passagem para Faerie, o reino das fadas. De 9 em 9 anos há uma feira do outro lado da abertura, e neste dia a passagem é livre para todos. A vila recebe visitas de todos os lugares do mundo, e nesta feira são negociadas maravilhas de todos os tipos.

14_once_every_nine_years_the_is_a_market
Tem um Totoro nesta foto ^^

Tristram Thorn é, embora não saiba, filho de um homem da Muralha e de uma mulher de Faerie. Ele está apaixonado por Victoria Forester, que não o leva muito a sério. Durante uma noite, enquanto conversavam, eles veem uma estrela cadente no céu. Ela cai do outro lado da Muralha, e para impressionar Victoria, Tristram diz que vai buscar a estrela e trazê-la como um presente, e em troca Victoria realizará um desejo seu. Victoria não o leva a sério e concorda, mas o jovem realmente parte através de Farie. O problema é que a estrela não é como ele esperava. Ela é uma linda mulher chamada Yvaine, que quebrou a perna ao cair do céu e não está nem um pouco feliz com a ideia de ser dada de presente para uma garota desconhecida.

f03726a3-b715-422d-a9a1-78ce498df926

Há mais tramas acontecendo: o octogésimo-primeiro Lorde de Stormhold morreu, e o último de seus filhos sobreviventes será o governante de suas terras. E nem todos tem paciência para esperar a morte natural dos irmãos. E uma das bruxas Lilim – grupo de três bruxas antigas e muito poderosas – está atrás de Yvaine para que possa retirar seu coração e trazer sua juventude perdida para si e para suas irmãs ao devorá-lo. No livro há ainda mais tramas secundárias. Minha predileta é da Sociedade do Castelo, um grupo secreto que tem seus detalhes descritos de maneira bem sublime e que muita gente não deve ter notado.

Gaiman é muito bom interligando tramas, e sabe deixar mistérios sem parecerem pontas soltas. Um conhecido meu reclamava quando eu assistia novamente ou relia qualquer coisa, falando que a vida é curta demais para viver as mesmas experiências. Pra mim revisitar algumas obras é obrigatório. Dá para perceber mais nuances, e alguns significados mudam com o passar dos anos. Eu gostei mais de Stardust na minha última releitura do que quando li pela primeira vez. A cumplicidade que se desenvolve entre Yvaine e Tristram é linda, assim como o modo sincero e corajoso como o rapaz encara o mundo. É uma história sobre amadurecimento como tantas outras, mas tem seu charme.

Stardust

O livro surgiu de uma parceria entre Gaiman e Vess. Eles já havam trabalhado anteriormente em Sandman, onde Gaiman se tornou um grande fã dos traços do Charles. Sua arte parece ilustrações vitorianas, e segue o estilo de grandes nomes como Arthur Rackhan. Para combinar, Gaiman escreveu uma história nos moldes dos contos de fadas para adultos da época. Esta edição foi lançada aqui pela Conrad.

E como é da Conrad se esgotou há tempos, e se depender dela nunca será reimpressa. Nos Estados Unidos também se esgotou há anos, e não há previsão de reimpressão.. Pelo que entendi parte dos direitos são da DC, então certamente há problemas jurídicos ou disputas envolvidas. Mas o Neil Gaiman tem o direito integral sobre o texto, então lançou o livro sem ilustrações. Algumas mudanças foram feitas no texto, e esta edição foi lançada aqui pela Rocco com o nome O Mistério da Estrela – Stardust. Apesar do título meio sem noção é uma bela edição. Nos Estados Unidos ela foi publicada por várias editoras. Eu recomendo a última, da Harper Collins, para manter um padrão com os livros mais recentes do autor e é baratinho também. O fato dela parecer um livro antigo é um belo adendo.

E por último há o filme. Ele fez mudanças significativas. Há mais romance. Piratas. Lutas. Um poder especial. Um final completamente diferente. Eu gosto de praticamente tudo, exceto o final. É uma versão diferente da mesma história, mas que apesar de tudo funciona e tem uma bela fotografia. O meu problema com o final nem é sobre fidelidade, mas previsibilidade. Há uma versão mais próxima do final dos livros no DVD, para os fãs.

Stardust

Quem gostou de Stardust certamente vai gostar de Lud-in-the-Mist, um livro de fantasia escrito por Hope Mirless injustamente desconhecido e que inspirou o livro. Desconhecido a ponto de ser difícil de encontrar a venda, mas a história vale a pena. E para quem quiser saber mais sobre o mundo da Muralha vale a pena pesquisar por A Fall of Stardust. A esposa de Charles Vess sofreu um sério acidente de carro, e ele fez esta edição para angariar fundos para sua recuperação. Ele contém várias ilustrações e duas histórias, uma escrita pelo Neil Gaiman e outra pela Susanna Clarke, autora do maravilhoso Jonathan Strange & Mr Norrell. As ilustrações são de vários artistas consagrados, como Michael Kaluta, Dave Mckean, Brian Froud e Sérgio Aragonés (!!!!!). É um deleite.

E por último, Gaiman já falou algumas vezes sobre escrever mais um livro que se passe na Muralha. Dificilmente será uma sequência, já que o livro não dá muita margem para isto. E o Gaiman está ficando famoso pelas continuações que não são lançadas: Deuses Americanos 2, o livro com os capítulos de idades ímpares de O Livro do Cemitério, e o de Stardust. Mas como Morpheus nos ensinou em sua batalha contra um demônio a esperança é a última que morre, e se Sandman vai receber um prequel este ano nos resta aguardar que o tempo nos traga belas surpresas. E que a DC reimprima a graphic novel de Stardust.

star

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *