«

»

Apr 15

Tom & Jerry

Classificação: Desenho
Aonde: SBT e Cartoon Network
Protagonista: Tom e Jerry
Porque marcou a infância: Bom, era um desenho ótimo. Era a mais pura forma de diversão ver o Tom tentando pegar o Jerry e falhando todas as vezes. E também adorávamos ver o Tom se dando mal, né ^^ Apesar de que eu amo o Tom.
O diferencial: Nós crianças vimos que nem sempre o gato vence o rato. No caso de Tom é quase nunca mesmo ^^
Personagens Marcantes:

 

Tom: um gato preguiçoso que adora comer e dormir. Tem uma rivalidade enorme com o rato que vive em sua casa, mas as vezes mostra compaixão em situação específicas.
Jerry: um rato esperto que mora na mesma casa que Tom. Adora fazer hora com a cara do gato que sempre se estrepa ao tentar capturá-lo.

 

 

Spike: Um cachorro que mora na mesma casa que Tom, porém não aparece muito. Adora atrapalhar os planos de Tom.
Tyke: Filhote do Spike. É geralmente em defesa dele que Spike acaba detonando a raça de Tom.

 

 

Espeto: Sobrinho do Jerry. Suas aparições causam ora confusão, ora a união de ratos e gatos. É um ratinho fofo que usa fraldas ^^

 

 

Duque: uma patinho lindo que acha que Tom é sua mãe, quando na verdade o gato só quer saber de fazer sopa dele ^^ É claro que Jerry vem em seu auxílio, embora o pato ache que Jerry é o verdadeiro vilão. No final, o patinho ganha o coração de Tom, que desiste de fazer dele o prato principal.

 

 

 

Empregada: Ninguém nunca viu seu rosto. É a empregada da casa e é ela quem manda Tom capturar Jerry. São hilárias as cenas onde ela tremendo de medo do rato sobre na cadeira clamando por Tom.

 

 

 

Criado por William Hanna e Joseph Babera, Tom & Jerry teve seu início em 1940, como um curta apenas. Fred Quimby, o produtor, teve a ideia de criar uma animação onde um gato atrapalhado persegue um rato bem espertinho e com a ajuda de Hanna e Barbera deram início a uma temporada de 114 episódios. Desses episódios apenas 93 foi produzido por Quimby. A criação dos episódios foi na MGM Cartoon Studios que parou suas atividades em 1957 e os episódios até então inéditos foram lançados até 1958. Durante essa fase, a animação ganhou 7 Oscar de melhor curta de animação.

Numa segunda tentativa de relançar os episódios, a MGM resolveu pedir a outro desenhista e produtor uma nova versão de Tom & Jerry. William L Snyder e Gene Deitch produziram os desenhos na Tchecoslováquia em 1960 e não tiveram sucesso. As críticas sobre o desenho, as histórias surreais, ambientação, trilha sonora, e até mesmo o tipo da animação levaram ao fracasso e mais uma vez Tom & Jerry foi cancelado.

Em 1963 Chuck Jones, recém despedido da Warner, criou sua própria empresa de animação e chamou a atenção da MGM. Logo, Jones assumiu a produção de Tom & Jerry, fazendo alguma modificações na coloração, tamanhos de orelhas, entre outros. Umas coisa que mudou e ficou muito legal foi a retirada do Leão, símbolo da MGM, rugindo e colocando no lugar Tom tentando rugir. A cena é muito criativa e engraçada.

Apenas em 1965 Tom & Jerry foram parar na TV e foi  um bocado editado. O conteúdo era considerado pesado e às vezes até de mal gosto, o que levou a alguns cortes e modificações em cenas, trocas de personagens, enfim o que pudesse ser ofensivo.

Hanna e Babera voltaram a trabalhar juntos em Tom & Jerry, mas de certa forma a graça havia sido perdida. Tudo não podia. A violência não podia, as trapalhadas…. Até mesmo Hanna e Barbera acabaram desistindo da animação.

Muitas empresas tentaram reaver o grande sucesso que um dia Tom & Jerry foi, mas nenhum conseguiu, porque a graça era ver o Tom de dar mal e isso não podia.
Foram feitos filmes direto para DVD e o primeiro deles, “Tom & Jerry: O Anel Mágico” foi o que mais fez sucesso. Outros 5 filmes foram produzidos e todos pela Warner, mas o sucesso já tinha partido.

Na área dos videogames o gato e o rato também brigaram pacas. Nes, Master System, Game Gear, Pc, Game boy (advanced e color), Snes, Sega Genesis, Amiga, Armstrad CPC, Atari, Comodore, Ps2, Xbox, Game Cube, Nintendo 64, DS e Ps1. Todos os consoles ganharam um jogo. Eu, particularmente, joguei o de Snes quando criança e gostava bastante.

Enfim, Tom & Jerry é um clássico da nossa infância. As trapalhadas de Tom, suas armadilhas, as espertezas de Jerry… Tudo isso fez o desenho de tornar irresistível para nós. E até hoje milhares de pessoas riem de Tom & Jerry.

E para matar a saudade:

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About the author

Marianaluthor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>